Contribuições pedagógicas do Pensamento Metaproyectual. Aprendendo o projeto arquitetônico no grau da universidade

Autores

  • Emilia Rearden CED FAUD UNMdP
  • Eduardo Oxarango CED FAUD UNMdP
  • Horacio Bertuzzi CED FAUD UNMdP
  • Luciana Guglielmotti CED FAUD UNMdP
  • María José Díaz Varela CONICET - CED FAUD UNMdP

Palavras-chave:

Pensamento metaprojectivo, Aprendizagem, Estratégias de projeto, Habitação evolutiva

Resumo

Na busca por aprendizado autêntico, conhecimento e informação não são as únicas variáveis; É pertinente investigar os processos de pensamento que possibilitam a apropriação dos conteúdos e sua evolução pessoal: pensar o conhecimento.

A incorporação de práticas de projeto que superam a resolução de um problema funcional específico em processos abertos que envolvem múltiplas variáveis, estratégias e resoluções, implica uma evolução na maneira de entender o campo disciplinar. Definimos essas práticas como "metaprojectais". O objetivo deste artigo é analisar as contribuições da aprendizagem focada no projeto metaprojetivo para o treinamento de arquitetos em um estudo de caso.

A metodologia selecionada é de tipo exploratório e o campo de estudo é a Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Nacional de Mar del Plata, no Workshop de Projeto Arquitetônico 4 A-T.

Em resposta à pergunta, o que a aprendizagem centrada no projeto metaprojetivo contribui para a formação de arquitetos? Podemos afirmar que a principal contribuição é enfrentar futuros profissionais com o compromisso de resolver um exercício de projeto que exija respostas concretas e eficientes antes do urgência social predominante, baseada no gerenciamento de recursos limitados e usuários diversos.

O pensamento metaprojetivo implica uma nova dimensão de como conceituamos necessidades e recursos em virtude de soluções perfeitas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilia Rearden, CED FAUD UNMdP

Arquitecta, graduada en 2009, FAUD UNMdP. Especialista en Gerontología Comunitaria e Institucional. Docente en el área proyectual desde 2006 en FAUD UNMdP, y en otras instituciones. Investigadora Categorizada y miembro del Centro de Estudios de Diseño (CED) Grupo Taller de Estudios de Diseño Habitacional. Ha obtenido premios en concursos de obras de arquitectura e Investigación. Socia del Estudio Arquitectónico ORAas.

Eduardo Oxarango, CED FAUD UNMdP

Arquitecto, graduado distinguido en 2002, FAUD UNMdP. Especializando en Docencia Universitaria. Docente en el área proyectual desde 1999 y miembro del grupo de Investigación Centro de Estudios de Diseño (CED) Grupo Taller de Estudios de Diseño Habitacional, en FAUD UNMdP. Ha obtenido premios en concursos de obras de arquitectura. Socio del Estudio Arquitectónico ORAas. Actual Secretario de Obras de la UNMdP.

Horacio Bertuzzi, CED FAUD UNMdP

Arquitecto, Docente e Investigador categoría III en la FAUD UNMdP. Actualmente se desempeña como J.T.P. regular en Diseño Arquitectónico IV y V. Investigador desde 1994 en el Centro de Estudios de Diseño. Codirector y Director de Proyectos de investigación desde 2000 y 2007 respectivamente. Autor de libros, ponencias y publicaciones diversas, especialmente sobre vivienda masiva agrupada y adaptable, y vivienda social evolutiva en terreno propio.

Luciana Guglielmotti, CED FAUD UNMdP

Arquitecta, graduada en 1999, FAUD UNMdP. Docente en el área proyectual desde 1996. Es Investigadora Categorizada y desarrolla tareas de investigación en el Centro de Estudios de Diseño (CED) Grupo Taller de Estudios de Diseño Habitacional. Ha obtenido premios en obra construida e investigación. Actualmente es Doctorando DARQU FAUD.

María José Díaz Varela, CONICET - CED FAUD UNMdP

Arquitecta, graduada distinguida 2015 FAUD UNMdP. Becaria doctoral CONICET CED FAUD UNMdP. Docente en las áreas de diseño arquitectónico y tecnología desde 2013. Realizó pasantías de investigación internacionales en Rumania (Programa IAESTE, 2015) y en Chile (UCHILE, 2018). Ha obtenido premios en concursos de arquitectura e investigación.

Referências

ALBA, M. (2016). La enseñanza de la arquitectura. Iniciación al aprendizaje del proyecto arquitectónico. REP n° 274. Pp. 445 - 460.
BARRÓN TIRADO, C. (2003). Perspectivas socioeducativas e innovación curricular. Perfiles educativos. Vol. 25 N° 101. Pps. 105 a 107. Universidad Nacional Autónoma de México.
BEDOYA, J. I. (2013). Pedagogía ¿enseñar a pensar?, Madrid: Ecoe.
DAY, Ch. (2018). Pasión por enseñar. Madrid: Narcea
FANDIÑO, C (2017). Programa de formación docente en metacognición. (Tesis de Maestría) Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá.
FREIRE, P. (2008). Pedagogía de la autonomía. Argentina: Siglo XXI editores.
HABERMAS, J. (2011). Teoría de la acción comunicativa: complementos y estudios previos. Madrid: Cátedra.
JONES, Ch. (1978). Métodos de Diseño. Barcelona: G. Gilli.
KURI, R., BERTUZZI, H., BADILLOS, G., y LARIO, F. (2003). Metaproyectos 2001. Revista Series Pedagógicas nro. 8. FAUD UNMdP. Mar del Plata.
REARDEN, E., BERTUZZI, H., GUGLIELMOTTI, L., OXARANGO, E., y DÍAZ VARELA, M. J. (2017). La adaptabilidad en la vivienda. Estrategia para el diseño y la enseñanza. XXI Congreso Arquisur. El saber proyectual. Sus lógicas, procesos y estrategias. San Juan, Argentina.
SHÖN, D. (1992). La formación de profesionales reflexivos, Barcelona: Paidós.
TSCHUMI, B. (2019). Enseñar arquitectura. Revista Arquine n° 88. México: Miguel Adriá.

Organizaciones consultadas
UNIÓN INTERNACIONAL DE ARQUITECTOS (1999). Acuerdo sobre las normas internacionales de profesionalidad recomendadas para el ejercicio de la arquitectura. XXI Asamblea de la UIA. Beijing. China.

Publicado

2019-12-21

Como Citar

Rearden, E., Oxarango, E., Bertuzzi, H., Guglielmotti, L., & Díaz Varela, M. J. . (2019). Contribuições pedagógicas do Pensamento Metaproyectual. Aprendendo o projeto arquitetônico no grau da universidade. Investigación + Acción, (22), 74–91. Recuperado de https://revistasfaud.mdp.edu.ar/ia/article/view/345

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.